01/06/2010 12h01 - Atualizado em 22/12/2016 16h15

Procon Estadual divulga balanço do mês de maio

Durante o mês de maio, o Procon Estadual realizou 2.161 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 12% foram feitos por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 16% pelo telefone 151; e mais de 70% realizados pessoalmente.

Os dois assuntos mais reclamados durante todo o ano - cartões de crédito e bancos comerciais - tiveram o mesmo número de atendimentos em maio: 223 cada um. Em seguida aparece telefonia celular, com 158 atendimentos; energia elétrica, com 148 e telefonia fixa, com 144 registros. Entre os fornecedores mais reclamados no mês estão Escelsa, Oi/Telemar, Grupo Itaú Unibanco, Vivo e Claro.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), as áreas mais reclamadas estão relacionadas aos assuntos financeiros, produtos, serviços essenciais e serviços privados. Os problemas mais frequentes estão relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

O consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9926-1115
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