05/05/2011 13h27 - Atualizado em 22/12/2016 16h16

Procon Estadual divulga balanço dos 4 primeiros meses do ano

Durante os quatro primeiros meses de 2011 o Procon Estadual realizou 14.853 atendimentos aos consumidores capixabas. Desse total, 6% foram realizados por meio da ferramenta Atendimento Eletrônico; 37% por meio do telefone 151; e os 57% restantes foram atendimentos na sede do Instituto e na Unidade Faça Fácil.

Segundo dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), nesses primeiros meses do ano as áreas mais reclamadas foram os assuntos financeiros, os produtos e os serviços essenciais. Os assuntos que mais receberam queixas dos consumidores foram: bancos comerciais, cartões de crédito, telefonia celular, energia elétrica e telefonia fixa.

De acordo com a gerente de atendimento do Procon Estadual, Shirley Gonçalves, os problemas mais frequentes continuam sendo os relacionados à cobrança indevida/abusiva, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidades e rescisão) e garantia (abrangência e cobertura).

Fornecedores

Em relação aos fornecedores mais reclamados no Instituto, em primeiro lugar no ranking está a empresa concessionária de energia elétrica, EDP Escelsa; em segundo aparece a operadora de telefonia móvel Vivo, seguida do Grupo Itaú-Unibanco.

Em quarto lugar no ranking de 2011 está o Grupo Bradesco; seguido da operadora de telefonia fixa Oi/Telemar; na sexta colocação aparece o Grupo Santander/Real, seguido das empresas Embratel, Claro, Eletrocity e Cesan.

O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, com atendimento também aos sábados. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Procon Estadual
Amanda Ribeiro / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9943-1374
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