04/05/2010 08h20 - Atualizado em 22/12/2016 16h14

Procon Estadual é referência entre procons do Mercosul

A partir desta terça-feira (04) o Procon Estadual receberá representantes do Governo do Uruguai e do Ministério da Justiça, para participarem de um intercâmbio de procedimentos e informações sobre como funcionam os órgãos de defesa do consumidor no Brasil.

O Procon Estadual foi o único órgão brasileiro selecionado para participar do projeto. A escolha foi do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. Os visitantes ficarão no Estado até quinta-feira (06).

De acordo com diretor-presidente do Procon Estadual, Antonio Caldas Brito, “a escolha do Instituto confirma o reconhecimento dos trabalhos e ações realizadas junto aos consumidores e outros procons estaduais, o que nos torna referência não só nacional, como em todo o Mercosul”, frisa.

Durante os três dias de visita, será apresentando o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), detalhando seu funcionamento, fluxo e rotina; a realização de audiências conciliadoras; a elaboração e auditoria do Cadastro de Reclamações fundamentadas; e o estudo de casos, com práticas bem sucedidas realizadas pelo Procon Estadual junto às empresas, como a CIP Eletrônica, o Atendimento Eletrônico e as ações conjuntas com o Ministério Público, Delegacia do Consumidor e outros órgãos.

Para Caldas Brito, neste encontro será possível dar início à discussão sobre a importância de utilizar um banco de dados para tratar as demandas dos consumidores e a sistematização de uma política pública voltada para a defesa do consumidor não só no Brasil, como em toda América do Sul.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9943-1374 / 9975-2490
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard