26/08/2013 13h33 - Atualizado em 22/12/2016 16h21

Procon Estadual fiscaliza postos de combustíveis no Sul do Estado

O Procon Estadual, juntamente com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizou ação fiscalizatória nos postos de combustíveis no sul do Estado. O objetivo da ação, que teve duração de uma semana, foi de verificar a qualidade do combustível comercializado e outras irregularidades.

Durante a operação, os fiscais percorreram 15 postos de combustíveis nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Itapemirim e Iconha. Foram realizados testes de qualidade do etanol, diesel, gasolina comum e aditivada; testes de vasão no bico das bombas; verificação de normas internas e notas fiscais de compra da distribuidora e se as notas caracterizavam fidelidade à bandeira do posto.

Somente em um dos postos, a gasolina estava sob suspeita de quantidade excessiva de metanol e os fiscais recolheram amostras para análise. Um posto de combustível localizado no distrito de Conduru, em Cachoeiro de Itapemirim, não dispunha de placas de segurança. Em razão da reincidência, a ANP suspendeu as atividades do posto por 10 dias, para regularização, por medida de segurança.

Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, outras ações serão realizadas nos postos de combustíveis do Estado. “Os consumidores devem ficar atentos aos preços ofertados e à prática de diferenciação de preços para pagamentos no cartão, dinheiro ou cheque. É importante que o consumidor denuncie qualquer abuso por parte do fornecedor”, explica.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site (www.procon.es.gov.br), pessoalmente na sede do Procon-ES no Centro de Vitória, ou na unidade do Procon no Faça Fácil em Cariacica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard