16/02/2005 11h49 - Atualizado em 22/12/2016 15h58

Procon Estadual inicia processo de municipalização

O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretária da Justiça, iniciou uma série de visitas a vários municípios do Estado. O objetivo é conscientizar os prefeitos sobre a importância da implantação do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor.

O objetivo principal da atual Política Estadual de Defesa do Consumidor é estimular e apoiar a implantação de Procon´s Municipais, possibilitando assim a difusão dos direitos e deveres do consumidor/cidadão em cada município do Estado.

Na segunda-feira (14), a secretaria executiva do órgão, Tânia Passos Mendonça e a promotora da Curadoria de Defesa do Consumidor, Sandra Lengruber, estiveram reunidas com os prefeitos e representantes do executivo das cidades de Venda Nova do Imigrante e Castelo.

“Com a municipalização do Sistema de Defesa do Consumidor, o município passa a ter um papel fundamental no que diz respeito às relações de consumo através, não só de ações coercitivas, mas principalmente educativas e preventivas. Com a implantação de Procon´s Municipais estaremos possibilitando aos cidadãos capixabas a certeza de que terão seus direitos respeitados e defendidos”, adianta a secretária.

Atualmente há 16 Procon´s Municipais em todo o Estado, número que representa apenas 20% da totalidade de municípios.

Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação do PROCON/ES