05/09/2007 10h12 - Atualizado em 22/12/2016 16h03

Procon Estadual libera acesso ao Sindec para o Procon Municipal de Vitória

O Procon Estadual terminou nesta quarta-feira (05), o processo de implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) no Procon Municipal de Vitória. Segundo o diretor presidente do Procon Estadual, Antonio Caldas Brito, com o sistema, o Procon Municipal de Vitória também disponibilizará sua base de dados para consulta, com atualização on-line do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

De acordo com o assessor técnico responsável pelo Núcleo de Informática do Procon Estadual, Klivertte Mendes Rangel, o último passo para a instalação do sistema foi a liberação de um certificado digital, gerado junto ao Ministério da Justiça.

“Este certificado será instalado em computadores específicos do Procon Municipal, restringindo o acesso somente à rede dos procons”, explica.

O processo de implantação do Sindec também contou com a participação da Prodest. “A Prodest foi responsável pelo trabalho de relocação do servidor para atender à demanda de acesso ao Sindec”, afirma Klivertte.

No inicio do mês de julho, durante quatro dias, servidores do Procon Estadual realizaram um treinamento para os funcionários do Procon Municipal que participam do processo de atendimento ao consumidor. A implantação do Sistema faz parte do convênio assinado entre Procon Estadual e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.

De acordo com Antonio Caldas Brito, a implantação do Sindec nos Procons Municipais só pode ser realizada através de convênio assinado com o Procon Estadual. “Os municípios interessados em implementar o sistema devem entrar em contato com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor”, diz.

Para maiores informações sobre a instalação do Sindec ou sobre o processo de interiorização do Procons o telefone de contato é o (27) 3381-6230 ou através do e-mail diretoria@procon.es.gov.br.

Marcela Pedroni / Breno Arêas
Tels.: 3132-1840 / 3381-6222 / 9943-1374