04/10/2007 11h43 - Atualizado em 22/12/2016 16h03

Procon Estadual orienta pais para as compras do Dia das Crianças

Em datas comemorativas, onde o consumo de produtos aumenta, como o Dia das Crianças, o consumidor precisa ter alguns cuidados na hora das compras. Segundo a gerente de atendimento do Procon Estadual, Lorena Tamanini, os pais devem comprar presentes de qualidade, que atendam às expectativas da criança, mas que não prejudiquem o orçamento familiar.

Antes de adquirir o brinquedo é fundamental que os pais realizem uma pesquisa de preços. “Os preços variam muito, e por isso o consumidor não pode comprar por impulso e nem se deixar levar pela aparência ou pela conversa do vendedor”, explica Lorena.

Uma dica importante é não levar a garotada às compras, pois elas são seduzidas com a grande variedade de brinquedos, o que pode ter como conseqüência um aumento no valor das compras. Porém, se isso não for possível, é preciso que os pais deixem claro às crianças o quanto eles podem gastar.

O consumidor deve ficar atento à possibilidade de troca dos brinquedos. Algumas lojas não trocam os brinquedos que apresentam defeitos, limitando-se a mandar o consumidor para a assistência técnica. “Para evitar transtornos o consumidor deve perguntar, antes da compra, se o estabelecimento realiza trocas também em casos de defeitos, ou se a criança ganhar o presente repetido”, afirma Lorena Tamanini.

Dessa forma, é fundamental testar os brinquedos na loja, inclusive os eletrônicos. Além disso, os pais devem verificar a indicação da idade para cada brinquedo e a certificação do Inmetro. Caso o produto tenha garantia do fabricante, o consumidor deve solicitar o certificado, e guardá-lo junto ao manual e à nota fiscal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 3381-6222 / 9943-1374
imprensa@procon.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard