04/09/2009 11h14 - Atualizado em 22/12/2016 16h14

Procon Estadual prepara ações para Dia Estadual do Consumidor

Em comemoração ao Dia Estadual do Consumidor, celebrado em 11 de setembro, o Procon Estadual prepara duas ações para celebrar a data. O objetivo das ações é debater os assuntos atuais da defesa do consumidor e proporcionar ao consumidor capixaba o acesso à informação, principalmente quanto aos seus direitos e deveres.

A primeira ação, voltada para os dirigentes de Procons municipais e representantes de instituições de defesa do consumidor, será o III Encontro de Procons do Estado do Espírito Santo. A segunda, destinada ao consumidor capixaba, será uma campanha educativa nos principais shoppings da Grande Vitória e na Praça Costa Pereira.

O III Encontro de Procons do Estado do Espírito Santo contará com a presença de importantes nomes da defesa do consumidor no Brasil, como da coordenadora e diretora substituta do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Juliana Pereira da Silva e, do juiz de Direito do Distrito Federal e diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor – Brasilcon, Héctor Valverde Santana. O Encontro será realizado no auditório do Hotel Radisson, na Praia do Canto, no dia 11 de setembro, das 9 às 18 horas.

O evento contará também com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, José Paulo Calmon Nogueira da Gama e, do procurador de Justiça do Ministério Público Estadual, Alexandre Guimarães. Enquanto o desembargador falará sobre o acesso do consumidor à Justiça, o procurador irá discorrer sobre a defesa do consumidor pelo Estado como Direito Fundamental. O evento será encerrado com a palestra do técnico de proteção e defesa do consumidor da Fundação Procon – Procon/SP, Laércio Godino Teixeira, que abordará a experiência das câmaras de conciliação e sua contribuição para a negociação de conflitos.

Ainda em comemoração à data e como forma de alcançar diretamente os consumidores capixabas, o Procon Estadual estará durante todo o dia 11 de setembro realizando uma campanha educativa nos shoppings Vitória, Praia da Costa e na Praça Costa Pereira. Durante a ação serão distribuídos Códigos de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), e cartilhas de orientações básicas ao consumidor e também a de orientações aos fornecedores. Além disso, no local, servidores do Procon Estadual prestarão atendimento tira dúvidas aos interessados. Nesta ação o Procon Estadual contará com o apoio dos Procons municipais de Vitória e de Vila Velha.

Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374