12/09/2012 13h39 - Atualizado em 22/12/2016 16h18

Procon Estadual promoveu o VI Encontro de Procons do Estado do Espírito Santo

Aconteceu nesta terça-feira (11), no Centro de Convenções de Vitória, o VI Encontro de Procons do Estado do Espírito Santo. O evento, que comemorou o Dia Estadual do Consumidor e o 22º Aniversário do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, reuniu mais de 100 pessoas, entre representantes dos Procons e entidades da defesa do consumidor.

Na abertura do evento, o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, falou sobre a importância e a força dos Procons na defesa dos diretos dos consumidores. “É gratificante resolver os problemas dos consumidores e vê-los saindo satisfeitos. É a certeza do dever cumprido, completou”.

O conferencista Dill Casella deu inícios às atividades com uma palestra motivacional sobre a Excelência do Atendimento no Setor Público, que animou os participantes. O evento contou com a participação do Desembargador Sylvio Capanema de Souza, que falou sobre o Código de Defesa do Consumidor em face do contrato de seguro, e do Promotor de Justiça do Consumidor em São Paulo, Dr. Roberto Senise Lisboa, que palestrou sobre o contrato eletrônico: uma breve análise do projeto de alteração do Código de Defesa do Consumidor.

“O Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) é uma das cinco leis mais importantes criadas no Brasil nos últimos 50 anos. O CDC foi o passaporte para a cidadania”, disse o Desembargador Sylvio Capanema de Souza, em sua palestra.

Compareceu ao encontro a promotora de Defesa do Consumidor, Sandra Lengruber; o delegado de Defesa do Consumidor, Wanderson Prezotti; o supervisor da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, Luis Felipe Alves; os diretores do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES, Ronaldo Mendonça Vilela e José Carlos Lyrio Rocha; o secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, João José Barbosa Sana e a juíza do 1º Juizado Especial Cível Adjunto ao Procon, Danielle Nunes Marinho.

Sobre o evento

A coordenadora do Procon Municipal de Alegre, Lívia Marina Romão Salmazo, que participou pela primeira vez do Encontro, disse que as palestras foram muito esclarecedoras e importantes já que atende muitos consumidores com problemas relativos a contratos e endividamento. “Os eventos e treinamentos realizados pelo Procon Estadual são importantes para a atualização do profissional e também nos sentimos valorizados”, explicou.

Segundo o coordenador do Procon de Boa Esperança, Leonardo Azevedo Leite, que participa pela segunda vez do Encontro de Procons, o evento foi de grande valia. “Essas reuniões ajudam a melhorar o atendimento nos Procons, permitindo que os consumidores sejam mais bem orientados”, informou.

Rogério Ataíde, coordenador do Procon Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, achou muito importante a presença do desembargador Sylvio Capanema, “que deu uma aula sobre os contratos de seguro”. Disse também, que a palestra do promotor Roberto Senise trouxe as alterações do CDC sobre comércio eletrônico, prendeu a atenção de todos e foi importante para a atualização dos Procons. “O palestrante Dill Casella me impressionou. A palestra foi muito interessante para quem realiza atendimento diariamente.
Gostei também da inversão, de nos colocarmos na posição de consumidor”, disse.

Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tels.: (27) 3132-1840 / 9975-2490