01/10/2007 11h29 - Atualizado em 22/12/2016 16h03

Procon Estadual realiza 1.666 atendimentos no mês de setembro

Bancos comerciais, cartão de crédito e telefonia fixa foram os assuntos mais reclamados pelos consumidores no Procon Estadual durante o mês de setembro. A informação é da coordenadora de Atendimento, Shirley Fernanda, ao divulgar o balanço do mês, quando foram realizados 1.666 atendimentos. Os consumidores foram atendidos pessoalmente e pelo telefone 151. No mês de agosto foram realizados 2.223 atendimentos, o que demonstra uma diminuição de 33% nas reclamações.

Em setembro, a média diária foi de 90 atendimentos a reclamantes. A coordenadora diz que a redução das reclamações no Procon Estadual reflete, entre outros fatores, os trabalhos de fiscalização e conscientização realizados pelo Instituto junto aos fornecedores. “O fornecedor tem ficado mais atento quanto aos seus deveres e cumprindo suas obrigações junto ao consumidor. Melhorando a relação de consumo entre as partes, cai o número de reclamações”, explica Shirley.

No ranking dos cinco assuntos mais reclamados, bancos comerciais aparecem em primeiro, com 236 reclamações. Em seguida estão os cartões de crédito com 222; telefonia fixa, com 143; aparelhos de telefone, com 124; e telefonia celular, com 115 reclamações.

O serviço realizado pelo telefone 151 atendeu a 376 pessoas durante o mês de setembro, com uma média diária de cerca de 20 consumidores.

Ranking por área

A área de assuntos financeiros mantém a liderança com 685 reclamações. Na seqüência estão produtos, com 427 atendimentos; e em terceiro, serviços essenciais, com 329 registros.

O consumidor pode fazer sua reclamação, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, localizado na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas. Para efetuar a reclamação é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF e documentos que comprovem a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal, contrato, e outros.

O consumidor também pode pedir orientações ao Procon Estadual por meio do telefone 151. O reclamante deve ter, em mãos, o maior número de documentos possíveis sobre a reclamação.

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