12/06/2007 13h32 - Atualizado em 22/12/2016 16h03

Procon Estadual realiza 2.072 atendimentos no mês de maio

Cartão de crédito, telefonia fixa e aparelhos de telefone foram os assuntos mais reclamados pelos consumidores no Procon Estadual durante o mês de maio. A informação é da coordenadora de Atendimento, Shirley Fernanda, ao divulgar o balanço do mês, quando foram realizados 2.072 atendimentos. Os consumidores foram atendidos pessoalmente e pelo telefone 151. No mesmo período, em 2006, foram realizados 1.725 atendimentos, o que demonstra um aumento de 20% nas reclamações.

Em maio, a média diária foi de 100 atendimentos a reclamantes. A coordenadora enfatiza que os números refletem uma maior consciência do consumidor em relação aos seus direitos. “O consumidor, hoje, exige qualidade nos produtos e serviços ao mesmo tempo em que valoriza o seu dinheiro”, disse.

No ranking dos cinco assuntos mais reclamados, cartão de crédito aparece em primeiro, com 281 reclamações. Em seguida estão a telefonia fixa com 217; aparelhos de telefone, com 199; bancos comerciais com 168; e telefonia celular, com 164 reclamações.

O serviço realizado pelo telefone 151 atendeu a 351 pessoas durante o mês de maio, o que representa uma média diária de 17 consumidores.

Ranking por área

A área de assuntos financeiros mantém a liderança com 723 reclamações. Na seqüência estão produtos, com 615 atendimentos; e em terceiro, serviços essenciais, com 476 registros.

O consumidor pode fazer sua reclamação, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas. Para efetuar a reclamação é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF e os documentos que comprovem a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal, contrato, e outros.

As reclamações ao Procon Estadual também podem ser feitas pelo telefone 151. O reclamante deve ter, em mãos, o maior número de documentos possíveis que comprovem a reclamação.

Serviço:
Sede do Procon Estadual
Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar
Telefone para reclamação: 151

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