11/03/2013 17h32 - Atualizado em 22/12/2016 16h21

Procon Estadual realizará Ciclo de Palestras sobre os direitos dos idosos nas relações de consumo

Para abrir as comemorações do Dia Internacional do Consumidor, o Procon Estadual irá realizar na próxima sexta-feira (15) o Ciclo de Palestras sobre os direitos dos idosos nas relações de consumo. O evento tem o objetivo de reunir dirigentes dos Procons municipais e representantes de instituições de defesa do consumidor para discutir os maiores problemas enfrentados pelo consumidor idoso no mercado de consumo, como o superendividamento, contratos de planos de saúde e crédito consignado.

O evento contará com a participação do Dr. Cristiano Heineck Schmitt, que vai falar sobre os consumidores hipervulneráveis: a situação do idoso no mercado de consumo; do Procurador do Estado do Espírito Santo, Dr. Leonardo Garcia, que vai palestrar sobre o Superendividamento: análise do PL 283 e da chefe do Serviço de Manutenção do INSS, Debora Katia Belchior que vai falar sobre crédito consignado.

O Encontro será realizado na próxima sexta-feira (15), no auditório do Hotel Four Towers em Vitória, das 9 as 16 horas. Nesta data, não haverá atendimento na sede do Procon Estadual.

Procon realiza 2ª Feira do Consumidor Cidadão

Dando continuidade às comemorações do Dia Internacional do Consumidor, o Procon Estadual e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) promoverão em conjunto, no próximo dia 16 (sábado), das 9 as 15 horas, no Parque Tancredão, em Vitória, a 2ª Feira do Consumidor Cidadão e a 27ª Ação Integrada pela Cidadania, com o tema: cidadania e lazer para a melhor idade. O evento tem o objetivo de ajudar os idosos a alcançarem o equilíbrio financeiro por meio do uso consciente do dinheiro, incentivando o hábito de poupar e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

A terceira idade é o tema central deste ano, mas o evento é voltado para toda a família. Terão atrações para as crianças, oportunidades para os jovens e serviços diversos e gratuitos para os adultos como atendimento do Procon Estadual, emissão de documentos como carteira de identidade e trabalho, CPF, certidão de nascimento, 2ª via de certidão de casamento, solicitação de DNA, encaminhamento para estágio, menor aprendiz e vagas de emprego, orientação de advogados e assistência social, corte de cabelo, bazar de roupas e sapatos, projetos sociais para os idosos e muitos outros.

Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, um dos grandes destaques deste evento é que os consumidores endividados e negativados nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, poderão negociar suas dívidas com bancos, financeiras e empresas de telefonia. “O superendividamento tornou-se um fenômeno social e econômico que precisa ser tratado, pois interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas”, diz.

A solenidade de abertura da Feira terá início às 9h da manhã com a participação da Banda Junior da Polícia Militar. Durante todo o evento, ocorrerão atrações no palco principal como coral, dança, teatro e palestras sobre o controle das finanças e superendividamento, saúde na terceira idade e maus-tratos aos idosos. O encerramento da Feira fica por conta da Bateria da Escola de Samba Chega Mais do Morro do Quadro.

Para a realização dos atendimentos os cidadãos devem levar a Carteira de Identidade e Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento e Comprovante de Residência.

Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tel.: (27) 3132-1840 / 9975-2490