21/05/2013 14h19 - Atualizado em 22/12/2016 16h21

Procon Estadual realizou palestra para alunos do ensino médio

O Procon Estadual realizou uma palestra, nesta segunda-feira (20), para trinta estudantes de escolas municipais com faixa etária de 14 a 18 anos. A palestra educativa, que atendeu ao Programa Jovem Sustentável, foi realizada no Centro de Educação Ambiental Alphaville Jacuhy (CEA), em Carapina, município da Serra.

O Programa Jovem Sustentável “Em Busca da Cidadania Ambiental” tem o objetivo de formar jovens multiplicadores em cidadania, ampliando a visão dos mesmos para temas que hoje são de extrema importância para a humanidade e para o planeta, entre eles: ambiental, social, econômico e arte/cultura.

A palestra foi ministrada pela conciliadora do Procon Estadual, Juliana Pagani. Durante a palestra, vários assuntos foram abordados, tais como: conceitos básicos sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, direitos do consumidor, a importância do consumo consciente, educação financeira e outros.

De acordo com o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, o Procon Estadual participou desse projeto, com a intenção de instruir jovens para um consumo sustentável, uma vez que, a população é estimulada a consumir de modo inconsequente.

“Os trabalhos de educação para o consumo, que são realizados pelo órgão, ajudam os jovens consumidores a se defenderem quando ocorrer algum abuso por parte dos fornecedores, criando, assim, uma comunidade mais consciente de seu papel”, diz o diretor.

Cardoso explica ainda sobre a importância de realizar um trabalho de educação financeira com os jovens. “Com a facilidade de se obter crédito, grande parte da população encontra-se endividada. É importante criar essa consciência financeira nos jovens que estão prestes a iniciar ou já iniciaram a vida profissional. Poupar é fundamental e a redução do consumo pode ajudar esses jovens na busca do equilíbrio financeiro familiar ou a realização de sonhos”, disse.

Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos aos jovens, que participaram da palestra com perguntas, colaborando para o sucesso do encontro.

Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tel.: (27) 3132-1840 / 9975-2490