30/09/2016 06h38 - Atualizado em 22/12/2016 16h02

Procon promove o IX Encontro de Procons do Espírito Santo

Dirigentes e técnicos dos Procons estadual, municipais, promotores, estudantes do curso de direito e agentes atuantes na defesa do consumidor no Estado se reuniriam, nesta quarta-feira (28), no auditório da Faculdade Faesa, em Vitória, para o IX Encontro de Procons do Espírito Santo. O evento foi organizado pelo Procon-ES, pela Delegacia de Defesa do Consumidor e pelo Ministério Público Estadual.

Na abertura, dois Termos de Cooperação Técnica foram assinados com o Conselho Regional de Economia (Corecon) e com o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem).

“Acreditamos que os consumidores serão os principais beneficiados com o Termo de Cooperação celebrado entre Procon e Corecon-ES. Profissionais de economia darão reforço nas iniciativas de Educação Financeira promovidas pelo Procon-ES. Queremos estimular para que os Procons municipais possam dispor de um economista em seus quadros para ajudar na orientação e nos cálculos de dívidas dos consumidores”, explicou o presidente do Conselho Regional de Economia, Eduardo Reis Araújo.

O IX Encontro de Procons – que marcou as comemorações do Dia Estadual do Consumidor e do 26º aniversário do Código de Proteção e Defesa do Consumidor – recebeu como palestrantes o Juiz de Direito, Dr. Maurício Cunha, que ministrou uma palestra sobre os “Aspectos relevantes do procedimento comum no novo CPC” e o Procurador do Estado, Dr. Leonardo Garcia, que abordou “As reflexões atuais sobre direito do consumidor”. O ciclo de palestras foi encerrado pelo o presidente do Conselho Regional de Economia, Eduardo Reis Araújo, com o tema “Desafios na negociação de dívidas e o papel dos profissionais de economia”.

“É muito importante estreitarmos as relações com as entidades de defesa do consumidor. Essa troca de experiências contribuirá para um atendimento cada vez mais qualificado. Colocamos a estrutura do Governo à disposição dos municípios e realizaremos mais encontros como este”, informou a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

Para o titular da Delegacia de Defesa do Consumidor, Diogo de Freitas, integrar as entidades é fundamental para diminuir a vulnerabilidade do consumidor. “O nosso objetivo é integrar as entidades de defesa do consumidor e os futuros operadores do direito para melhorar a relação de consumo”.

Participaram também do encontro o diretor administrativo da Faculdade Faesa, Antônio Carlos Heser Kirshmaier; a promotora de justiça e dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual, Dra Sandra Lengruber; a chefe de polícia, delegada Gracimeri Gaviorno; o superintendente de polícia especializada, Dr. Josemar Sperandio; o titular da Delegacia de Defesa do Consumidor, Dr. Diogo de Freitas; o diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem), Marcelo Freitas Ladeia; representantes do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Espírito Santo, Fábio Ribeiro Bittencourt, Luiz Cesar Coelho Costa e Thiago Alves Rodrigues, além do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cássio Drumond.

Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490
www.facebook.com/procones