07/04/2009 09h42 - Atualizado em 22/12/2016 16h13

Procon recomenda cuidados para compras da Semana Santa

Com o objetivo de evitar que o consumidor passe por frustrações ao comprar peixes, frutos do mar e chocolates com prazo fora da validade, de má qualidade ou insalubres, o Procon Estadual apresenta algumas dicas para as compras da Semana Santa.

De acordo com a gerente de fiscalização do Procon Estadual, Denize Izaita, a principal preocupação dos consumidores deve ser em relação às condições de armazenamento e higiene do produto. “No supermercado, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico, e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e insetos. Além disso, é obrigatório que o encarregado das vendas use luvas descartáveis e avental”, adianta.

Qualidade

No peixe fresco a carne deve ser firme e com cheiro agradável, as escamas devem estar bem presas à pele, as guelras vermelhas e úmidas, a cauda firme e os olhos brilhantes e salientes. É importante que o consumidor passe o dedo pelas guelras para verificar se o tom avermelhado não é um corante aplicado com a finalidade de confundi-lo.

No caso do camarão, devem também ser firmes e com a carapaça presa ao corpo e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais.

Ao comprar lulas e polvos, a orientação é que o consumidor adquira os de cor mais clara, sinal que estarão mais frescos. Já os mexilhões, mariscos e ostras, a orientação é comprar moluscos in natura e observar se as conchas estão bem fechadas. Moluscos com conchas abertas não estão próprios para o consumo.

Quanto ao peixe em postas, o ideal é que elas sejam cortadas na hora da compra, mas se já estiverem cortadas (produto industrializado), observe a textura da carne, que deve estar firme.

Embalagem

Observar as condições da embalagem também é importante. “A embalagem não deve estar com avarias, amassadas ou rasgadas”, explica Denize. Embalagens com muito gelo por fora não significa que o produto está adequado para consumo, mas sim que, provavelmente, ele foi congelado, descongelado e recongelado, o que o torna impróprio para consumo.

Quanto aos produtos industrializados, a orientação é que o consumidor verifique as informações contidas no rótulo do produto, a começar pela data de

validade.

Peixe congelado e vendido em embalagens não pode estar em balcão superlotado, pois isso impede a circulação de ar refrigerado e compromete a qualidade. É necessário verificar se o produto tem selos de inspeção federal ou municipal, data de acondicionamento e prazo de validade.

Ovos de Páscoa

Antes de comprar ovos de Páscoa, é preciso verificar a data de validade e os seus ingredientes. É importante levar em consideração o peso do ovo e não a numeração, já que essa relação peso/número varia de acordo com o fabricante.

De acordo com Denize Izaita, o consumidor que optar por versões diet ou light dos ovos de páscoa deve ficar atento. “As nomenclaturas diet e light não significam necessariamente que esses produtos são isentos ou tenham percentual reduzido de açúcar ou energia”, explica.

Segundo definição apresentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos diet apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de algum nutriente, enquanto os light são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzido quando comparado a um alimento convencional.

Sobre chocolates sem açúcar, a ANVISA afirma que, embora estes produtos não tenham açúcar como ingrediente, eles apresentam mais gordura do que os chocolates convencionais e, por isso, o consumo deve ser moderado.

Variação de preços

No mercado há ovos de chocolate e guloseimas temáticas de variados tipos e tamanhos. Para comprar bem, é preciso pesquisar, já que os produtos típicos apresentam grande variação de preços nas lojas.

Denize dá um conselho: quem quer economizar deve deixar as crianças em casa na hora de ir às compras. "Os ovos chamam atenção pelas cores da embalagem e pelo tamanho, por isso, fica difícil controlar os impulsos da meninada e escolher um produto na medida do bolso”, explica.

Entre os ovos direcionados ao público infantil, é comum a substituição dos bombons do recheio por brindes surpresa. Nessa situação, a recomendação do Procon Estadual é conferir a indicação de faixa etária e o selo de aprovação do Inmetro na embalagem.

Breno Arêas / Marcela Pedroni
Tels.: 3132-1840 / 9975-2490 / 9943-1374