03/09/2012 14h38 - Atualizado em 22/12/2016 16h18

Procon: Revisa Soluções Financeiras está proibida de assinar novos contratos

O Procon Estadual expediu medida cautelar contra a Revisa Soluções Financeiras. A medida visa suspender a assinatura de novos contratos pelo período de 10 dias. A razão foi o grande número de reclamações recebidas pelo Procon-ES e a inércia da empresa em atender às solicitações do órgão de defesa do consumidor, inclusive o não comparecimento às audiências de conciliação.

Entre agosto de 2011 e 2012, o Procon-ES recebeu 75 reclamações de consumidores acerca dessas promessas de redução de juros de financiamento. As reclamações caracterizavam publicidade enganosa, não cumprimento ao contrato e cobrança indevida. A empresa prometia entrar com ações judiciais visando à redução de taxas de juros, na maioria das vezes, em compras de veículos.

Na maioria dos casos as ações prometidas pela financeira não foram ajuizadas ou não obtiveram êxito. A empresa também orientava os consumidores a não pagarem suas prestações, o que levava a perda de seus bens. E, em razão da inadimplência, seus nomes eram negativados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Segundo o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, a orientação é de que os consumidores, antes de assinarem qualquer contrato de refinanciamento ou acordo de dívidas, verifiquem a idoneidade da empresa por meio da Receita Federal e se a empresa é muito reclamada nos Órgãos de Defesa do Consumidor. O diretor pede que os consumidores fiquem atentos às promessas de diminuição de juros, quando estiverem bem abaixo dos juros praticados no mercado, bem como as inúmeras facilidades oferecidas.

“É importante esclarecer que os consumidores não devem deixar de pagar as prestações, pois estando inadimplentes, o consumidor pode ser negativado nos serviços de proteção ao crédito como SPC e Serasa, havendo também busca e apreensão do veículo”, explica o diretor.

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados até às 13 horas. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

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