13/03/2014 14h23 - Atualizado em 22/12/2016 16h25

Procons comemoram o Dia Internacional do Consumidor com Ciclo de Palestras

Para abrir as comemorações do Dia Internacional do Consumidor, o Procon Estadual realizou nessa quarta (12), das 9h as 17h, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória-ES, o Ciclo de Palestras com o tema "Educando para o consumo consciente". O evento, que contou com a parceria da Esesp, reuniu mais de 100 representantes dos Procons do Estado.

O Ciclo de Palestras que acontece tradicionalmente todo ano teve o objetivo de qualificação dos órgãos de defesa do consumidor na promoção da educação para o consumo no Espírito Santo, sensibilizando e mobilizando os agentes da defesa do consumidor para conceitos e práticas do consumo consciente, orientando-os como agentes transformadores da sociedade de consumo.

Na abertura do evento, o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso falou sobre a importância de criação e reestruturação dos Procons do Estado, sobre os trabalhos que têm sido feitos em parceria com o Ministério Público Estadual e sugeriu que sejam realizados encontros regionais. “Por meio de encontros regionais, poderemos conhecer e discutir as demandas dos consumidores que chegam aos Procons”, disse.

Durante a solenidade de abertura do Encontro, foi celebrada a assinatura do Termo de Concessão de Uso de Equipamentos de Informática com dez Procons municipais. Com isso, o Procon-ES vai entregar 56 novos itens de informática, adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC), divididos entre computadores, impressoras multifuncionais e nobreaks.

O evento contou com a participação de Margarida Eugênia Campos Gomes Marques, docente da Esesp, que realizou uma palestra motivacional com o tema "Felicidade, emoção e consumo"; da diretora de estudos e pesquisas da Fundação Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, que abordou "As diversas possibilidades da Educação para o Consumo e os novos desafios na era das relações virtuais"; do professor e advogado especializado em defesa do consumidor, Igor Britto, que falou sobre "A educação jurídica não-formal para o consumo e o acesso à Justiça dos consumidores - análise de casos no Espírito Santo e no Rio de Janeiro"; e da professora e doutora em antropologia, Patrícia Pavesi, que palestrou sobre "Consumo, cultura e identidades".

Compareceram ao encontro a diretora-presidente da Esesp, Márcia Almeida Machado; a promotora e dirigente do Centro de Apoio de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual, Sandra Lengruber; a gerente de gestão de pessoas da Secretaria de Justiça, Marise Magnago de Andrade, representando o Secretário de Justiça; os defensores públicos do Núcleo de Defesa do Consumidor, Lucas Marcel Pereira e Thiago Alves Rodrigues; o subsecretário de promoção da cidadania e prevenção à violência, Sandro de Menezes Parrini.

Também participaram do evento, a representante da Secretaria de Estado da Fazenda e membro do Conselho de Defesa do Consumidor, Patrícia Bravim Melott; e o representante da Secretaria de Estado do Turismo e membro do Conselho de Defesa do Consumidor, Lívio Pereira Meireles.

3ª Feira do Consumidor Cidadão

Para dar continuidade às comemorações do Dia Internacional do Consumidor, o Procon-ES, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, vai realizar no dia 29 de março, partir das 8 horas, no Parque Municipal Baía Noroeste, no bairro Redenção, em Vitória a 3ª Feira do Consumidor Cidadão com o tema "Educando para o consumo consciente". O evento traz uma ampla programação cultural e prestação de serviços para toda a comunidade.

Terão atrações para as crianças, oportunidades para os jovens e serviços diversos e gratuitos para os adultos como: atendimento do Procon Estadual, orientação de advogados, assistentes sociais e agentes de saúde. Emissão de documentos como RG, CPF e carteira de trabalho. Encaminhamento para estágio e menor aprendiz, vagas de emprego e cursos profissionalizantes. Corte de cabelo, foto 3x4, brincadeiras para as crianças, cineminha, teatro, além da distribuição de picolé, pipoca, algodão-doce e muito mais.

Amanda Ribeiro / Deborah Soares
Tel.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490