03/06/2008 07h51 - Atualizado em 22/12/2016 16h07

Telefonia celular lidera ranking de atendimento do Procon Estadual no mês de maio

Telefonia celular, bancos comerciais e cartões de crédito lideraram o ranking de atendimento no Procon Estadual em maio. De acordo com a supervisora de Atendimento do Instituto, Shirley Gonçalves, durante o mês foram registrados 2.053 atendimentos. Desse total, 687 foram realizados por meio do telefone 151.

Cartão de crédito, que há meses vem liderando o ranking, caiu para a terceira posição em maio, com 207 atendimentos. Em primeiro e segundo lugar aparecem telefonia celular, com 238 e bancos comerciais, com 227 atendimentos, respectivamente.

Em relação aos fornecedores os cinco mais reclamados no mês de maio foram Telemar, com 136 reclamações; Vivo, com 70; Escelsa, com 45; Banco Ibi, com 43 e Banco do Brasil, com 38 reclamações. Os principais problemas estão relacionados à garantia, cobrança indevida e abusiva e contratos.

A área de assuntos financeiros manteve a liderança de reclamações durante o mês de maio, com 730 registros. Na seqüência estão produtos, com 575 atendimentos e, em terceiro, serviços essenciais, com 494.

O consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas. É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF e documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal, contrato, entre outros.

O consumidor também pode receber orientações do Procon Estadual pelo telefone 151. Ao telefonar, o reclamante deve ter em mãos o maior número possível de documentos.

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