28/06/2013 07h36 - Atualizado em 22/12/2016 16h21

Unidade móvel do Procon Estadual oferece agilidade e conforto no atendimento ao cidadão

Há dois anos, os consumidores capixabas contam com mais um instrumento de defesa de seus direitos: o Procon Móvel. O projeto Procon Móvel, ação integrante do Programa Estado Presente, beneficiou mais de 11 mil pessoas desde a sua implantação em 2011. Com a unidade móvel - um ônibus totalmente adaptado – de atendimento, o Procon Estadual tem percorrido os bairros da Grande Vitória, levando às comunidades, localizadas em áreas apontadas como de vulnerabilidade social, instrumentos de proteção e defesa do consumidor e o fortalecimento da cidadania.

A exemplo da senhora Joelita de Lima Rangel, de 64 anos, moradora do Bairro Vila Garrido, em Vila Velha, que foi atendida pelo Procon Móvel e teve o seu problema solucionado. “Eu sou cliente antiga do Procon que está sempre resolvendo os meus problemas. O atendimento nos bairros ajuda muito porque muitas vezes não temos condições de deslocamento. Eu gostaria muito que o ônibus voltasse, sou sempre muito bem atendida”, relatou a consumidora.

Assim como dona Joelita, as mulheres representam 58,71% dos atendimentos realizados pelo Procon Móvel. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), os consumidores de 31 a 40 anos são os que mais buscam os seus direitos. Os problemas mais comuns nas comunidades atendidas pela unidade móvel estão relacionados a crédito consignado, telefonia móvel e fixa, água, energia elétrica e garantia de produtos.

Outro exemplo de consumidor consciente é o senhor Cláudio da Silva Souza, de 39 anos, morador do Bairro Nova Rosa da Penha II, Cariacica. O senhor Cláudio recebeu o atendimento do Procon pela primeira vez por meio da unidade móvel e disse que já está precisando do serviço novamente. “Fui muito bem atendido e o meu problema foi resolvido. Ainda não havia precisado do serviço do Procon, conhecia pouco, a partir de agora sempre que precisar vou recorrer ao Procon”, disse o consumidor.

“O papel do Procon é ajudar na solução de problemas, defendendo os interesses dos consumidores e educar essas comunidades mais vulneráveis, preparando-as para lidar com as diversas situações enfrentadas no dia-a-dia no mercado de consumo”, informa o diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso.

Procon Móvel

O Procon Móvel leva às comunidades, orientações, esclarecimentos, atendimentos preliminares aos consumidores e distribuição de material educativo. O objetivo do projeto é intervir nas comunidades com alto índice de vulnerabilidade social e violência, orientando sobre cuidados na compra de produtos, contratação de serviços e também registrando reclamações.

Os consumidores podem registrar reclamações sobre produtos e serviços contratados, tais como: problemas com energia elétrica, água, telefonia celular e fixa, internet, defeitos com produtos, empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, crediário em lojas e outros problemas relacionados ao consumo.

O cronograma de atendimento pode ser consultado pelo site www.procon.es.gov.br ou pelo telefone 151. O atendimento do Procon Móvel é realizado das 10h às 16h. Para abertura de reclamação, é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
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